segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Seja o seu próprio terapeuta

Depois de garimpar livros e vídeos onde o assunto é autoconhecimento e de começar a observar as minhas próprias vivências, eu finalmente entendi uma coisa: podemos, realmente, ajudar a nós mesmos. Aliás, não apenas temos este poder como ele é só nosso e deve ser colocado em prática sempre. Nada e nem ninguém pode nos ajudar mais do que nós mesmos. E sabem por quê? Porque somos nós que estamos 24 horas com nós mesmos, somos nós que vivemos a nossa própria vida.
Colocadas essas questões, nada e nem ninguém pode nos entender mais que nós mesmos. Essa não é uma coisa que podemos terceirizar, apesar de poder contar com a ajuda de algumas pessoas em determinados assuntos. E esses dias me veio a inspiração de fazer um post exatamente onde eu pudesse expressar isso. E onde eu pudesse garantir que a dependência só pode ser do nosso próprio auxílio.
Querem ver só? Posso apostar que cada um de vocês que está lendo esta postagem sabe muito bem a receita de fazer da vida algo mais leve e alegre. E para provar que dicas assim não precisam vir de um profissional e que podem ser aprendidas com a observação de si mesmo, vou deixar aqui as terapias que mais funcionam comigo e que corro para colocar em prática quando as coisas parecem não estar indo bem. Segue a listinha:

1. Escrever - escrever pra mim é algo super prazeroso. E nos momentos que bate uma tristeza ou que quero desabafar algum probleminha, este é geralmente o primeiro recurso que uso. Escrevo sem me importar muito com a concordância dos fatos ou com o que estou escrevendo. O que vale mesmo é colocar para fora o que está me incomodando por dentro.
2. Cozinhar - apesar de eu não ter sido criada na cozinha, digo em relação a ser uma mulher prendada, eu me divirto suuuper quando decido cozinhar algo. E quando essa vontade bate, é sempre de algo que eu realmente desejo comer e que faz bem ao meu corpo. Então eu posso dizer que cozinhar virou uma das minhas terapias.
3. Pilates - quem me acompanha no Instagram (@JamileAlmeida1), sabe que sou pilateira com muito amor. E apesar de estar parada desde que cheguei em Brasília, porque ainda não tenho condições financeiras para pagar as aulas aqui, eu continuo achando esta uma terapia poderosíssima. Acho importante qualquer coisa que movimente o corpo, pois isso ajuda com que a mente pare um pouco de focar no negativo, e o pilates é a minha atividade física favorita. Na falta dele, faço caminhada ou corrida.
4. Passear - quando sinto que estou tendendo a ficar triste com algo, logo invento um passeio! Me conheço tanto que fazer isso nunca falhou. Nunca voltei para casa com a mesma energia e sempre me sinto muitíssimo bem quando estou em contato com coisas e pessoas que me distraiam e me façam sentir mais leve.
5. Sessão de fotos - acham idiota se arrumar para tirar muitas selfies em casa? Pois eu acho superrr divertido! hahaha. Espanta qualquer coisa ruim e ainda garante ótimas imagens para postar nas redes sociais depois! :P
6. Ouvir músicas animadas - nada de alimentar a bad com música melosa! Nós nascemos foi para desfrutar de felicidade <3 Eu já começo o dia ouvindo músicas descontraídas, como as Chimarruts, fofas e incentivadoras, como as de Marcelo Jeneci, e animadas, como as Lily Allen.

Particularmente, estas são as coisas que eu costumo fazer para me ajudar e deixar que a vida flua de maneira leve. Agora desafio vocês a fazerem o mesmo: primeiro, observem as coisas que fazem e que resultam em boa energia; segundo, escrevam uma listinha com essas coisas; terceiro, coloque-as em prática SEMPRE! Não adianta saber o que gosta e o que os deixam felizes e negligenciar todas as informações, ok?

Eu espero que tenha ajudado muito a todos vocês, porque essa postagem, mais que as outras, tem o objetivo de chamar atenção para a nossa própria ajuda. Beijos e boa semana! :*

2 comentários:

  1. É claro que eu não poderia dizer que em nada os livros/videos (e até wiki-how hsuahsa) de auto-ajuda serviram, mas eu concordo com você, no fundo a gente se conhece e sabe o que funciona e o que não funciona, né? Escrever é a terapia básica haha compartilho de escrever e passear das suas terapias. Cozinhar me estressa um pouco sahusa por que considero uma tarefa trabalhosa, principalmente se já estiver irritada. Sessão de fotos: acho que só me arrumar para tirar uma foto já levanta o astral kk Eu gosto muito de conversar em voz alta, sempre me ajuda a ver as coisas de um ângulo melhor (é tipo escrever, só que mais rápido).
    Ah, você falou de Pilates, é lógico que não é a mesma coisa que pessoalmente, mas existem alguns aplicativos na play store sobre! Quem sabe você não curte.
    Beijos!!
    4mor-nuvem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda! Que delícia saber das suas terapias também, haha. É isso aí, com nossas experiências (e com a observação das mesmas) e com um pouco de carinho, podemos conhecer cada vez mais o que nos faz ficar bem. <3
      Beijos!

      Excluir