quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Exercício para identificar emoções e modificá-las

Olá meus queridos! O post de hoje é um tanto diferente, porque é sobre algo relativo ao meu lado que se encanta com assuntos de cunho terapeutico e que quase nunca eu expresso aqui. E é atendendo ao pedido de uma leitora, que ficou curiosa ao me ver citar este exercício num post onde falo de TPM (cliquem aqui para ir até ele), que estou escrevendo este post. Por falar nisso, adorei a interação e a sugestão dela, e quero pedir a todos que acompanham o blog para não se acanharem em fazer o mesmo (:
Mas indo ao assunto, é algo super simples, gente. Geralmente, quando estou passando por fases em que não consigo entender muito bem o que estou sentindo, eu sento num lugar tranquilo, respiro fundo algumas vezes e tento dar um nome à emoção que está vindo à tona. Por exemplo, pode vir à cabeça que é "tristeza", que é "desespero" etc.
Depois de identificá-la, eu a visualizo longe de mim e numa forma física; pode ser uma pessoa, uma animal ou um objeto. Ao fazer isso, é como se eu estivesse me distanciando do que não me faz bem. Para finalizar, me pergunto qual é o oposto da emoção que veio à tona. Se estiver sentindo "tristeza", por exemplo, o oposto pode ser "alegria", "amorosidade" etc... isso depende de cada pessoa. Feito isso, então eu permito que o oposto do que eu sentia se incorpore a mim.
Vale dizer que este exercício é baseado num exercício da coach Bárbara Moreira.
Parece estranho, mas comigo dá super certo. Façam o teste e me contem depois se também funcionou com vocês (; Beijos e boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário