terça-feira, 24 de abril de 2018

A receita definitiva de como ficar bem

Ninguém quer ficar triste, ninguém quer ficar mal. E fala sério, quem é que não quer uma receita pra conseguir ficar bem e fluir com a vida? Pois então lá vai... A receita definitiva para ficar bem é fazer o que te faz bem!
Eu sei que vocês estavam esperando por um tutorial milagroso e que servisse para todas as pessoas do planeta Terra. Mas a verdade é que não tem outra maneira de fazer a vida fluir, gente. Diante das nossas particularidades, temos que ser nossos próprios terapeutas e observar o que, de verdade, vai funcionar para a gente.
Eu já falei um pouquinho sobre isso no texto Seja o seu próprio terapeuta (vejam aqui), mas vou buscar dizer de outra maneira. Ninguém pode nos passar uma fórmula mágica, porque cada pessoa responde de uma forma muito particular. Então por isso a importância de deixar em nossas vidas aquilo que nos faz bem, e é claro que isso vai variar de pessoa para pessoa.
Se você gosta de dançar e acha que a dança consegue diminuir a sua ansiedade e fazer com que você se sinta melhor, então dance. Se você observou que o que te faz sentir melhor é ler um livro ou escrever o que está sentindo num caderninho, então leia, então escreva. Não precisa ser, e geralmente não é, algo extraordinário. Pense em coisas simples, que podem ser feitas a qualquer hora, sem restrições.
Eu dei esses exemplo, que não são necessariamente os meus, e você deve buscar os seus próprios exemplos. Além disso, tem mais uma coisa que pode ajudar muito... sentir o que vai te fazer bem no momento. Podem existir várias coisas que você ame fazer e que contribuam para o seu bem estar, mas pare e reflita: nesse momento, qual dessas coisas vai poder me beneficiar mais?
E é assim que você vai se autoconhecendo e montando a sua própria receitinha. Não precisa que ninguém te diga o que você deve fazer, basta que você silencie pelo tempo que achar necessário e encontre a resposta que precisa em cada momento. E, é claro, a coloque em prática. A falta de tempo e coisas afins não devem ser justificativas para que você se permita permanecer no mal estar.
É assim que as respostas para os mais variados problemas e para guiar a sua vida de uma forma mais ampla vão aparecendo. E então, vamos lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário