domingo, 21 de fevereiro de 2016

Um papo sobre dieta e afins

Se tem um tema que passou a ser frequente nas postagens aqui do blog esse tema é Saúde e Bem Estar. Já contei a você, em algum momento, que malho há um ano, há mais ou menos dois meses eu passei a ser mais rigorosa na dieta e há mais ou menos um mês eu comecei a fazer pilates. O começo de tudo isso não foi fácil. Aliás, começos raramente são fáceis. E é por isso que resolvi escrever este texto.
Eu tô sempre postando no Instagram (sigam lá: @jamilealmeida1) fotos das minhas refeições e do resultado dos meus treinos e, olhem que massa, isso passou a inspirar pessoas. As indagações são sempre coisas do tipo "preciso me tornar uma pessoa mais fitness", "quero umas dicas suas", "me ensina aquela receita da foto". 
Mas no decorrer da conversa eu percebo o quão as pessoas colocam dificuldade pra começar as coisas. E isso não se aplica somente a dieta e atividade física. Aí vem aquele "mas eu gosto tanto de comer" ou "eu sou um pouco preguiçosa e não gosto de academia".
Como falei anteriormente, começos são difíceis mesmo. Se fosse fácil, todo mundo chegaria ao sucesso em qualquer coisa. Mas a força de vontade de fazer e de continuar precisa ser mais forte que todos os obstáculos que puderem surgir. Pense nos resultados futuros, mas, acima de tudo, como fazer tais esforços podem te ajudar agora, no presente. Como podem elevar a sua autoestima e melhorar a sua saúde.
Dia desses eu estava falando com uma amiga que nas primeiras semanas eu ficava morrendo de vontade de comer as coisas que não estavam inclusas na minha dieta e que, antes, eu sempre acabava caindo na tentação de levá-las à boca. Eu percebi que isso mudou completamente quando eu estava na cozinha pra preparar meu lanche da tarde e olhei uma frasqueira de biscoitos sete capas que meu pai havia completado alguns minutos antes. Eu olhei e simplesmente olhei. Não senti vontade de ir lá, de abrir e comer um monte deles. Foi então que caí na real e percebi que já conseguia controlar os desejos do meu corpo. Gente, até pouco tempo atrás eu amava comer aquele biscoito e, no entanto, a partir daquele momento eu não sento mais a necessidade de comê-lo.
Com esse exemplo aí já dá pra perceber que tudo é uma questão de escolha. Podemos, sim, escolher o que comer. Escolher o mais saudável e seguir uma dieta que traga benefícios ao corpo. É tudo uma questão de se habituar. E isso a gente aprende.
Ah, mais uma coisa: por falar em escolher o que é saudável, isso não significa que você estará abrindo mão das coisas deliciosas da vida pra viver comendo salada e coisas sem gosto. Pelo contrário! Tudo depende da forma que se prepara e do que você come. Eu raramente repito a mesma refeição dois dias seguidos; estou sempre diversificando, para não enjoar. Fora que tenho o cuidado de deixar a comida gostosa. Consulte uma/um nutricionista e peça todas as dicas.
Bom, ainda não conquistei um corpo de panicat, mas sei que estou no caminho e meu corpo dá cada vez mais sinais de que está gostando do estilo de vida que adotei. Decida que também pode alcançar o que deseja e siga em frente! Uma semana linda para todos nós e um monte de beijinhos pra vocês :* <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário