Viajar sempre foi uma das minhas paixões, apesar de começar a fazer isso de verdade somente depois que entrei na universidade, quando há encontros ou congressos. Viajar para fora do país está nos sonhos que mantenho desde criança, mas achava que estava muito distante da realidade. Mais uma coisa que a universidade proporciona! É isso... eu, que até outro dia não havia saído do meu Estado, vou passar alguns meses em outro país.
A universidade tem papel fundamental nas transformações que ocorreram e que vêm ocorrendo na minha vida, na minha mente, na minha cultura, no meu olhar para as pessoas e para o mundo. Além de ser um espaço que "abre a cabeça" e disponibiliza ferramentas para o crescimento não só intelectual, mas pessoal, essa instituição vai, agora, me proporcionar a experiência fantástica e única de viver em outro país.
Por falar em país, o escolhido foi a Espanha. Após começar a fazer aulas de espanhol, decidi que o país para o qual tentaria um intercâmbio seria a Espanha. Antes, queria muito ir à Itália. Continuo querendo, mas não sei nada de italiano e, por isso, não teria chances na prova de idiomas que o pessoal do departamento de relações internacionais da universidade faz. O espanhol... bem, eu já tinha aprendido um pouquinho, acho que o suficiente. O suficiente para ter como passar na prova e o suficiente para me encantar.
Aulas começadas e país escolhido, só me restava esperar até que um edital fosse aberto. Meses de impaciência e ansiedade e, enfim, um editalzinho. Edital muito especial, apenas seis vagas! rs. Os editais comumente têm 25 vagas.
Este foi um dos momentos da minha vida que me senti mais decidida. A determinação era tanta que não me abalei com o fato de ter que fazer o teste de línguas (depois de tanta preparação, acabei não precisando fazer; o edital era especial também neste sentido) e nem por competir por menor número de vagas.
Pra fazer a inscrição, precisei muito da ajuda de muitas pessoas. E muitas pessoas se mostraram solícitas, amigas, dispostas a me ajudar e torcendo pra que tudo desse certo. Agradecimentos eternos a todas elas.
Imprevistos também aconteceram. Deixei pra fazer a inscrição no último minuto, e, pra variar, não havia levado alguns documentos que eram necessários: os certificados. Na hora, tinha apenas os dois últimos conquistados; deixei só eles mesmo.
Por tudo isso, estava começando a desconfiar que não passaria. Afinal, devia ter muita gente boa concorrendo comigo. Mas depois do resultado, comecei a acreditar em uma coisa: quando tem que ser, vai ser, não tem jeito. Meu nome tava lá na lista de aprovados sim.
Me senti uma pessoa especial. Eu tinha corrido atrás de um sonho, e ele poderia se realizar. Aquela listinha de aprovados foi só o começo de todo o processo que tem ocorrido até agora. Passaporte, passagens, visto e burocracias afins tomaram conta dos meus dias de lá até aqui.
Agora falta pouco. Só estamos esperando o dia da viagem, e pronto, poderemos partir. Sim, no plural. Terei três ótimas companheiras neste novo e desconhecido caminho, nesta nova aventura que está por vir. /na fotos postadas acima, Camilla, Verônica e Isabella (:
Agora falta pouco. E estou tentando aproveitar as pessoas e as coisas que ficarei sem durante os próximos seis meses. Estou comendo igual a uma louca e já consigo sentir saudade de muitas pessoas. Mas estou preparada. O desafio será grande, mas a vontade de abraçar novas experiências é grande demais e já quase não cabe em mim.
Durante os próximos meses, o blog será o meu diário de bordo. Contarei aqui cada nova situação que viver e postarei aqui fotos de todos os lugares por onde passar. É isso, meu amores. Queria e quero dividir com vocês toda a minha alegria, nervosismo e sentimentos que forem surgindo. Beijo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário