Olá, meus amores! Tudo bem?
O post de hoje é mais uma sugestão de uma leitora (e eu adoro quando isso acontece *-*), que achou interessante o fato de eu ter mudado de cidade recentemente (vejam a postagem que falo sobre isso aqui) e me pediu dicas de como planejar uma mudança do tipo.
Eu sempre achei que podemos, sim, escolher o lugar que queremos viver. Não é porque nascemos numa cidade do interior e ninguém da nossa família saiu de lá, e esse é o meu caso, que temos que passar a vida toda da mesma maneira. E, particularmente, eu sempre sonhei em viver num lugar diferente do que eu nasci, mesmo gostando muito de toda a simplicidade que o local possui. Esse desejo ganhou ainda mais força quando eu fiz intercâmbio (vejam postagens aqui) e quando o final da minha graduação se aproximava. Na verdade, o que é desespero para muitos, eu vi como oportunidade: "se está perto da minha conclusão de curso, eu já posso ir decidindo onde eu quero morar, pois nada mais me prende aqui".
Foi pensando dessa maneira que comecei a traçar os meus próximos passos e que, há pouco mais de um mês, eu me mudei para Brasília. Usando da minha experiência, eu separei 3 diquinhas para quem pretende fazer algo parecido e está sem saber como começar. Vamos lá? (;
Dica 1 - escolha o lugar
Primeiro de tudo, escolher onde quer morar, né gente? Não precisa deixar o emprego, ou a faculdade, ou o namorado, ou a família fazer isso por você.
Gente, dois dos meus maiores medos eram trabalhar com algo que não gosto e morar num lugar só por causa do trabalho, haha. Então, para que isso não acontecesse, eu tomei algumas decisões importantes. A principal delas foi desistir de fazer a prova de mestrado em Economia, que pede cinco opções de universidade em todo o Brasil, porque eu corria um sério risco de passar para alguma universidade de alguma cidade que eu quero passar é longe haha e me sentir pressionada a fazer o curso. Aqui vale lembrar que eu também não estava muito afim desse mestrado, ia fazer mais porque não sabia o que fazer da vida mesmo. Bom, mas feito isso, eu me senti mais livre pra pensar onde eu gostaria de viver, mesmo que com isso viesse a possibilidade de contrariar a minha família, as pessoas da cidade e até o mundo, haha.
Eu confesso que penso em morar fora do Brasil, mas eu ainda não tenho money para isso. Então o que foi que eu fiz? Pesquisei algumas cidades brasileiras que fossem interessantes ao meu ver. Não apenas interessante no que se refere a minha carreira profissional, a pontos turísticos, a localização... Sobretudo, interessante para viver a minha linda vidinha. Eu procurei, então, um lugar que atendesse às minhas prioridades: um lugar seguro, com boa qualidade de vida, tranquilo e que suprisse às demandas da população de uma forma prática.
Bom, eu ainda não conheço boa parte de Brasília, até porque a cidade é enorme, mas antes de vir eu já sabia que ela é uma das cidades com o maior IDH (índice de desenvolvimento humano) do Brasil e já sabia também que gostaria de morar num dos bairros centrais: Asa Norte. Aqui na minha quadra eu tenho tudo que preciso e não gasto dinheiro com deslocamento para ir ao supermercado, à farmácia ou qualquer outro tipo de comércio, mesmo que Brasília seja uma cidade grande. Além do mais, como faz parte do plano piloto, a Asa Norte é toda planejadinha, então isso facilita um bocado a vida dos moradores.
Enfim, o critério de escolha tem que ser única e exclusivamente seu, afinal a vida é sua e quem vive ela é você, né?
Dica 2 - junte dinheiro
Percebam que trato isso como a segunda prioridade, e não a primeira. Porque acho mais importante escolher o lugar que se quer morar, e ir fazendo um planejamento financeiro para isso, do que morar num lugar só porque é o lugar que o dinheiro dá pra morar.
Para juntar dinheiro eu fiz alguns investimentos. Aqui é a hora da complicação, haha. Brincadeira, vou explicar direitinho a vocês. Para quem não sabe, sou formada em Economia, não que investir seja algo restrito a profissionais dessa área, mas eu me sinto um pouco na obrigação de saber o que fazer com meu dinheiro e, nesse caso, principalmente. Primeiro, eu não deixei de gastar dinheiro pra ficar guardando todo centavo, até porque adoro gastar hahaha mas nos últimos meses antes de me mudar eu diminuí meus gastos.
Sobre a minha fonte de renda, eu tinha uma loja virtual de roupas há algum tempo (hoje ela é da minha irmã e vocês podem encontrá-la como @MileStore1 no Instagram), então isso me livrava de ter que gastar com roupas em outros lugares, porque poderia consumir das que eu vendia, e o que eu ganhava era suficiente para cobrir minhas despesas e para guardar um pouco. Então além de ser o meu "ganha pão", esse era um dos meus investimentos. Porque, resumindo, se algo dá lucro, você pode investir mais capital e fazer o dinheiro render.
A outra parte do dinheiro que eu não reenvestia no meu negócio eu aplicava em duas coisas: poupança e tesouro direto. A primeira delas, tenho o dever de falar para vocês, não é rentável quando a gente observa que a taxa de rentabilidade anual (cerca de 0,5%) não bate sequer a metade da taxa de inflação média dos últimos anos. Então eu usava a poupança para colocar dinheiro que eu pretendia usar no curto prazo, no caso de imprevistos, principalmente. O Tesouro Direto também é algo super seguro e bem mais lucrativo, porém o prazo para a venda de um título no valor da taxa indicada na hora da compra é no mínimo de dois anos. Ou seja, é perfeito para quem mira o médio prazo. Eu posso fazer uma postagem só sobre o Tesouro Direto depois, caso haja pedidos (:
Com isso, eu juntei capital suficiente para dar bye bye à minha terra natal e para ficar tranquila durante pelo menos quatro meses na minha nova city.
Dica 3 - consiga um lugar legal para morar
Ir com lugar certo onde ficar ou deixar pra escolher quando chegar é uma questão pessoal. No entanto, tem que se levar em conta as despesas de ficar num hotel, caso se opte pela segunda alternativa. Como eu não queria ter esses gastos a mais, e também considerei a dificuldade de encontrar um lugar legal e com valor em conta para morar na Asa Norte, eu preferi organizar tudo antes da mudança.
E aqui vai uma dica valiosa: há muitos grupos no Facebook de divulgação de aluguéis de apês, quartos e afins, e geralmente eles oferecem mais opções do que os sites criados com o mesmo intuito. Além dos grupos no Face, também existem grupos no WhatsApp. Caso você tenha algum amigo ou conhecido que participe, é só pedir para te adicionar. Então a dica é buscar por esses grupos do lugar que você pretende morar.
Feito isso, converse direitinho com os ofertantes dos locais que mais te chamaram atenção para morar. Peça informações sobre tamanho dos cômodos, regras de convivência, no caso de dividir o imóvel com outras pessoas, média de gastos com água, luz, internet etc.
Feito isso, partiu vida nova! :D
Pessoal, essas são as minhas dicas. O post ficou um pouco mais longo do que o imaginado, mas as informações são valiosas para quem busca uma aventura similar à minha. Eu espero que ajude a muitos de vocês e torço para que dê tudo certo como vem dando para mim. Beijos e e lembrem-se sempre...
Dicas de ouro! Dúvidas tiradas com sucesso. Amei demais! Eu estou ansiosa pra esse momento (mudar de cidade) chegar logo! <3
ResponderExcluirSuper beijo,
poeirasestelares.com
Que maravilha saber que te ajudei, Débora. Muito sucesso na sua mudança <3
ExcluirQue blog lindo e que dicas ótimas!!
ResponderExcluirEu pretendo morar fora do Brasil num futuro próximo então dicas assim são sempre bem vindas :)
https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Obrigada, Valéria *-* Nossa, que legal a sua meta de morar fora. É isso aí, se jogue! <3
ExcluirPretendo me mudar no início do ano que vem, na reta final da faculdade! Estou super tensa, mas essa mudança será necessária rs suas dicas foram ótimas! Parabéns!!
ResponderExcluirwww.posturafeminina.com
Que ótimo, Viviane! Obrigada. Fico super feliz em saber que ajudei e que, de certa forma, te encorajei. Mudar é sempre bom, você vai adorar. <3
ExcluirAmei as dicas Mile, <3 Gostaria que você falasse em um post sobre o tesouro direto, quero tirar umas dúvidas e informações sempre são bem vindas! Beijos e parabéns pelo bolg, tá lindo.
ResponderExcluirMuito obrigada, gatinha <3 Pode deixar, vou preparar um post explicando tudinho ;D
Excluir