Cada dia e cada coisa são lições novas a serem aprendidas.
Dias atrás eu estava chateada pelo atraso da médica com quem iria ter uma consulta. O sono motivado pela noite mal dormida estimulava a minha falta de paciência e inquietação, que não era só mental, fazendo-me movimentar pela sala de espera. A preocupação de atrasar o encontro marcado com um amigo fazia com que eu me sentisse ainda mais agoniada.
O café à minha frente virou a minha alternativa de tentar driblar o sono. O celular à minha mão servia de distração para a ansiedade. Sorrir para as crianças que brincavam, e também estavam inquietas, me tranquilizou um pouco, mas não por completo.
Dei uma chegadinha numa das janelas do oitavo andar, onde se localizava o consultório e de onde muito se via. De repente tudo mudou. A figura de um menino jogando dama com o pai, ou com alguém que dava a impressão de tal parentesco, me aquietou. Ao lado do prédio onde eu estava, que ficava num bairro de luxo, haviam ruas mais modestas. Ruas tão simplistas que despertaram toda a simplicidade de afetos existentes em mim. Era possível notar, mesmo que muito distante, a alegria que havia naquele jogo, naquela rua, naquelas pessoas.
Já não sabia mais do que reclamar. Nada mais era digno de reclamação. A pureza daquele momento havia me apossado. Aquilo rapidamente se tornou uma meditação para mim, me fazendo notar o quão impaciente comigo mesma eu estava sendo. Sim, a falta de paciência com a situação correspondia também a certa falta de paciência comigo mesma.
Ficar observando aquela cena por alguns minutos me fez parar. E perceber que a vida é simples quando a olhamos com simplicidade. A turbulenta espera num consultório médico deu espaço à leveza do que percebi estar em volta.
Automaticamente, toda aquela situação de espera e ansiedade me pareciam muito pequenas perto da grandiosidade de observar o simples. Por alguns segundos cheguei a me envergonhar de como estava agindo até então. Mas logo eu percebi que não valia a pena gastar tempo com isso, tempo que eu poderia utilizar cultivando algo belo. Coisas lindas sempre estão à nossa volta. Se soubermos observá-las, a nossa felicidade não dependerá que nada grandioso aconteça, porque a verdadeira grandiosidade está no que é simples.
Meus lindinhos, tenham uma ótima noite de sábado e um domingo maravilhoso. Beijos! <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário