Em frente à Faculdade de Economia e Administração da USC, onde passei grande parte do meu intercâmbio. |
Durante algum tempo achei que intercâmbio fosse sinônimo apenas de experiências. Hoje, vejo que essas experiências não são vividas apenas pelo intercambista, vejo que elas fazem parte de um processo não só de vinda como de ida.
Certo dia, antes de eu começar a falar da situação energética da Espanha e da União Européia, tema do segundo seminário que apresentei na Universidade de Santiago de Compostela no período de intercâmbio, comecei a explicar a todos que eu não falava castelhano com fluidez, mas que estaria disponível para tirar supostas dúvidas sobre a minha fala. Naquele momento o professo me interrompeu. E me surpreendeu ao me perguntar se eu entendia a ele e aos meus colegas de turma. O meu "sim" foi um pouco tímido, mas muito verdadeiro. E, então, ele disse uma das coisas que eu nunca esquecerei, algo como "Se você nos entende, também temos que entender você".
Não percebi, no mesmo instante, a grandiosidade daquela frase. Mas depois, ao parar pra pensar, vi o quão generoso ele foi ao me mostrar o que eu ainda não tinha percebido: intercâmbio também é sinônimo de trocas. Ora, ninguém aprende sem que também esteja ensinando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário