quarta-feira, 21 de maio de 2014

Analisando Portugal através de Oporto

Porto da cidade.
Oi galerinha linda! Hoje vou falar um pouco do meu último destino como viajante: Oporto, uma cidadezinha de Portugal.
Pra começar, Oporto ou somente Porto fica há aproximadamente 3 horas daqui da Santiago (onde vivo atualmente), no caso de ir de ônibus e no caso de ele não ficar parando, rs.
O que mais chamou a minha atenção, irei dizer logo de cara, foi o quão Portugal absorveu do Brasil. Não tô falando do ouro e de outras riquezas, apropriados em épocas passadas, falo da cultura, da música, da culinária, da religião. Um pouco de tudo relacionado ao Brasil é possível encontrar lá. Fiquei feliz, por um lado, pois depois de três meses na Espanha, acho que me fez bem respirar ares diferentes e, ao mesmo tempo, me sentir mais próxima ao meu país. Por outro, senti indignação. Ora, Portugal colonizou o Brasil e, agora, se deixou seduzir por tudo de bom que há no território brasileiro. Ou seria: 'além de ter colonizado, ainda copiou o que lá há de bom'?

Culinária
Dos quatro aspectos que citei anteriormente, começarei falando pela culinária. Gente, em Portugal há coxinha , brigadeiro, cocada de amendoim, beiju (também conhecido como tapioca) e dizem que dobradinha é comida típica de Porto. Não vou negar que adorei comer coxinha, e fiquei louca pra experimentar a dobradinha, mas desde quando esta última é comida típica portuguesa? Como aprendi em história, é uma comida que foi criada pelos africanos com o que lhes sobravam das partes dos animais depois que seus senhores tiravam as partes mais nobres, na época em que eram escravizados no Brasil.
Outra coisa que encontrei lá e que, não posso negar que estava muito boa, foi caipirinha. E, pra contrastar, experimentei os famosos bolinhos de bacalhau, os quais realmente merecem a fama que têm, pois são muito bons. Estes, sim, são típicos de lá.
Bolinho de bacalhau e caipirinha. A bebida tava com uma cor estranha, mas o sabor estava bem parecido com o da caipirinha brasileira.

Música
Imaginem que assim que saí do hostel, a primeira coisa que vi e que ouvi foi um grupo de meninas cantando e tocando. Até aí tudo bem, mas de quem era a música? Daniela Mercury! Isso mesmo. Depois até acostumei. Era festa com música sertaneja brasileira, barzinho ao som de Zeca pagodinho, enfim...
E, pra completar, no último dia encontrei uma loja de cds onde os de música brasileira dominavam as prateleiras. Segundo o dono, os artista brasileiros têm vendido bem mais que os de música inglesa e castelhana; Também disse que Roberto Carlos também é um clássico lá e que Paula Fernandes está sendo uma das artistas mais procuradas no momento.

Cultura
Depois de tudo o que foi comentado, deu pra perceber o quão abrasileirado Portugal está, não é? Na minha opinião, o país perdeu um pouco a identidade.
Na foto abaixo, a feirinha da Ribeira. Os artigos são bem parecidos com os que são produzidos na Bahia (feitos com couro, detalhes bordados, bijuterias de aço...) e em algumas partes do Brasil. Não tem foto dos mesmos porque não é permitido.

Estrutura social, política e econômica
Porto, à minha visão é uma cidade periférica, com custo de vida relativamente baixo (é possível hospedar-se num lugar legal e comer bem gastando pouco) e a economia parece girar em torno do turismo. Ou seja, é um lugar legal pra quem tá pensando em viajar e não quer gastar muito.
As pessoas, ao menos as que tive contato, foram muito simpáticas e solícitas. Não tenho o que reclamar em relação a isso.
Não só Portugal, mas como a Europa, parece estar sendo tomado por movimentos socialistas. Encontrei com defensores de um partido na praia. Mais à frente (daqui a alguns dias), desenvolverei um texto tratando da temática.

Religião
Deixei pra falar da religião por último porque foi a coisa que me mais... como posso dizer?... Que mais me abismou, hihi. Ao entrar numa padaria típica da cidade, dei de cara com uma prateleira com imagens de deuses africanos. Fiquei parada lá olhando, sério mesmo, gente. Depois um dos funcionários chegou a mim e então perguntei sobre as imagens. Ele explicou que o patrão dele é umbandista e que trouxe as imagens de uma viagem que fez ao Brasil.
Não fiquei surpresa pela religião em si, mas por ser de origem brasileira e ter sido iniciada pelos africanos, os mesmos que os portugueses tanto mal fizeram. Tenho um irmão que é umbandista e já presenciei alguns cultos da religião.
No entanto, não quero dizer que os portugueses sejam culpados pelos feitos de seus ancestrais, mas soa um tanto contraditório.

Pontos turísticos
Bom, agora algumas imagens dos principais pontos turísticos da cidade...
Estação São Bento
Estação São Bento por dentro
Igreja de São Ildefonso. Esses azulejos me encantam*-*
Muralhas de Porto
Vista superior da Ribeira 
Vista superior da Ribeira
Vista superior da Ribeira
Ribeira
Igreja de Santa Clara. Toda de madeira e ouro. Segundo o guia, o ouro foi fixado na madeira com claras de ovo.
Igreja dos Clérigos
Torre dos Clérigos
Torre dos Clérigos
Torre dos Clérigos
Rua típica de concentração de bares, restaurantes e cafés.
Arquitetura clássica das casas portuguesas.
Praia de Matosinhos
Praia de Matosinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário