sexta-feira, 14 de março de 2014

O valor de um intercâmbio

Esta foto foi tirada por uma turista carioca que conheci, junto com seu grupo de amigos, em uma das minhas saidinhas sozinha pela cidade. (:
Fazer intercâmbio vai além de conhecer novos lugares. Vai além de conhecer novas pessoas. Vai além de conhecer outras culturas. Vai além de viver histórias diferentes. Ele dá a possibilidade do autoconhecimento; de descobrir um pouco mais a cerca de si mesmo.
Não é o fato de estar em um lugar desconhecido e distante que transformará uma pessoa. São as situações com as quais é preciso lidar.
Não é o conhecimento cultural e acadêmico que trará enriquecimento intelectual. É a capacidade de observar a cultura do outro e agregar algo de enriquecedor a respeito da mesma à sua vida.
Não é o fato de conhecer novas pessoas e aprender um pouco de outra língua que trará independência. É a capacidade de se virar sozinha, de se comunicar com pessoas desconhecidas, mesmo que não se crie um elo. 
Não é apenas o que é encontrado pela frente que te fará mais feliz durante esse período. É, principalmente, perceber o quanto as pessoas que ficaram gostam e se preocupam com você, mesmo isso parecendo já óbvio.
E talvez não seja a distância física que te fará uma pessoa mais forte, mas a necessidade de ser forte, a qual bateria à porta uma hora ou outra, e que pode ser superada através dessa experiência maravilhosa.
Intercâmbio é mais que uma experiência acadêmica, geográfica e cultural. É uma experiência pessoal, a qual poderá ser aplicada em diversos campos e que servirá para toda a vida.

Não quero, com isso, dizer que o intercâmbio é o único meio de alcançar as coisas acima listadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário