quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O meu 2013

Tudo bem, talvez já seja um pouco tarde pra falar do que ano que se foi. Um texto com este título cairia muito bem nos últimos dias do ano, contribuindo com a nostalgia típica do Natal, e que se estica até o finalzinho do ano. Mas, apesar ter sido um ano com altos e baixos, em 2013 eu cresci.
2013 foi uma aventura, uma deliciosa aventura. Percebi o que realmente queria pra minha vida. Tracei metas ambiciosas, eu diria. Mirei a lua. Trabalhei, estudei, saí do emprego, virei bolsista da facul, conheci dois Estados e cidades lindíssimas, comecei a ter aulas de espanhol, fiz algumas aulas de salsa, me inscrevi pra fazer intercâmbio. Enfim, no ano que há pouco acabou eu sinto que realmente fiz coisas valiosas. Sempre que minha vida estava chata, tentava mudar algo nela. 
Como disse Keynes, "No longo prazo, todos estaremos mortos". Eu tinha meus planos de longo prazo, mas procurei consertar tudo no curto prazo, fiz de tudo pra eu estivesse satisfeita comigo mesma e com a vida. Só assim os planos de longo prazo dão certo. Como no sentido da frase, creio eu, do meu teórico econômico favorito, nem tudo pode esperar o longo prazo. Algumas coisas precisam ser feitas ainda no curto prazo.
Mudei meu modo de pensar em relação à várias coisas. Me sinto mais seguras em relação à várias coisas. E a algumas pessoas também. Me vejo e me sinto mais mulher. Uma mulher que dá suas escorregadinhas, mas que está sabendo tirar proveito delas. Uma mulher que foi muito menina em algumas situações, mas que agora já sabe como agir.
E nesse percurso até 2014, com trilhas lindíssimas, e também com atalhos desastrosos, sinto que cresci. Não me sinto superior a ninguém, me sinto superior a mim mesma, a uma pessoa que já fui um dia. E vejo que somente dessa forma a vida faz sentido. Quando nos abrimos pra nós mesmos e fazemos o que nos sentimos à vontade, e o que temos vontade, é que a vida se abre pra a gente e que começamos a perceber o quanto ela pode nos ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário